domingo, 12 de outubro de 2008

Sindrome de Asperger

Quatro em cada mil crianças portuguesas têm síndrome de Asperger, uma perturbação que causa diversos problemas e que necessita de acompanhamento ao longo da vida.
A síndrome de Asperger (SA) é uma forma de autismo, uma condição que afecta o modo como comunica e se relaciona com os outros e está presente em cerca de 30 mil crianças portuguesas.Podem ser excelentes na memorização de factos e números, mas têm normalmente dificuldade ao nível do pensamento abstracto.
Esta disfunção neurocomportamental com base genética precisa de um acompanhamento na escola e na família e de uma abertura na sociedade para que estas crianças possam ter um projecto de vida.
Não existe uma cura para esta doença e tudo o que podemos fazer prol destas crianças é tentar ao máximo que elas tenham uma vida normal, dentro da diferença. No entanto, uma educação adequada e apoio correcto ao longo do processo de desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto, podem tornar a vida muito mais harmoniosa e menos difícil.
Com tempo e paciência, as pessoas com SA podem ser ensinadas a desenvolver as competências básicas para a vida do dia-a-dia, inclusive a forma mais adequada de comunicar com as outras pessoas e de reagir em determinadas situações.Muitos adultos, sofrem deste síndrome de origem génetica, mas desconhecem-no acabando por descobrir mais tarde quando o problema é detectado na sua descendência.
Ao contrário dos autistas comuns, que normalmente estão ausentes e desinteressados do mundo que os rodeia, muitos dos portadores do sindrome de Asperger, querem ser sociáveis e gostam do contacto humano, mas têm dificuldades em faze-lo. Normalmente os seus interesses envolvem a memorização ou ordenação de factos sobre um assunto específico.
Com um pouco de orientação, estes interesses podem ser desenvolvidos de modo a que o aspie venha a estudar ou trabalhar na área do seu interesse específico.

Sem comentários: